Odontologia

O tratamento oncológico pode ser feito de várias modalidades, contudo existem as indicações para o tratamento especifico e as sequelas ou efeitos colaterais de cada uma dessas modalidades.

É exatamente aqui que entram as equipes multidisciplinares no atendimento ao paciente oncológico, incluindo o profissional de odontologia, visando prevenir e minimizar as sequelas e efeitos colaterais e ainda promover a reabilitação e uma qualidade de vida melhor ao paciente e consequentemente sua família.

O papel do profissional odontológico é essencial e de acordo com a Equipe Oncoguia:

“Durante a quimioterapia, dependendo da droga que será utilizada, o paciente pode apresentar queda na imunidade e ficar susceptível a infecções. A cavidade bucal é um dos locais do organismo com a maior quantidade de bactérias, e estas bactérias podem se tornar nocivas levando a infecções localizadas ou generalizadas nos momentos em que há queda da imunidade. Por isto, procurar um dentista antes de iniciar a quimioterapia é tão importante, pois irá reduzir focos de infecção e consequentemente o risco de infecções graves durante o tratamento. Os pacientes que serão irradiados na região de cabeça e pescoço precisam obrigatoriamente passar por uma avaliação odontológica prévia. Uma adequação da cavidade bucal, baseada no campo e na dose de radiação que será administrada, irão prevenir complicações durante e principalmente após a radioterapia. Durante a radioterapia o aparecimento de infecções fúngicas ou bacterianas, de mucosites e dificuldade para engolir podem ser minimizados e aliviados com cuidados adequados. Após a radioterapia, cáries de radiação e osterradionecrose são as principais complicações que serão melhor evitadas quando o paciente passa por avaliação odontológica adequada antes de iniciar o tratamento….. (Juliana Almeida, Cirurgiã Dentista, colaboradora convidada pelo Instituto Oncoguia).

A AUPACC preocupada em oferecer mais um suporte gratuito e necessário ao paciente oncológico, trouxe para sua equipe um grupo de dentistas voluntários, que em suas clinicas particulares, oferecem gratuitamente para a Instituição um número de vagas limitadas para a realização de avaliação e tratamento odontológico aos pacientes com câncer.