O atendimento de psicologia em grupo é bastante importante e possibilita que o indivíduo entre em contato com um número riquíssimo de situações onde possa se dar conta de seu funcionamento no contato com o outro e trocar experiências a partir do vivido.
Esses grupos são formados a partir de demandas observadas pelos profissionais, sendo:
- Grupo de cuidadores: realizado apenas com os cuidadores/ familiares das pessoas que estão em tratamento do câncer. Com o objetivo de acolher questões emocionais trazidas pelos participantes, orientar a família no processo do cuidar, além de buscar reflexões sobre o tratamento oncológico e seus impactos no núcleo familiar, compreendendo o sofrimento psíquico e proporcionando um ambiente facilitador em que os participantes possam buscar novos sentidos e formas de enfrentamento, inclusive do luto.
- Grupo de pacientes: realizado apenas com pessoas que já tiveram ou ainda tem algum tipo de neoplasia. A terapia em grupo tem como objetivo trabalhar as questões emocionais mais agravantes neste momento de fragilidade, bem como, levar o assistido a ter o contato com outras pessoas que possuem os mesmos medos, angústias, dores, sendo possível que haja a troca de experiências acerca de suas vivencias, onde o grupo trará o tema a ser abordado e a partir do vínculo e do direcionamento dos profissionais, os integrantes possam se perceber e ampliar assim seu olhar e sua forma de enfrentamento.
- Jardim Terapêutico: O Projeto “Mãos que (a)colhem” é um grupo de suporte e acolhimento, aberto para pacientes e familiares. O jardim terapêutico foi desenvolvido em parceria com o Rotary de Paulínia, para ser acessível, e têm como objetivos principais, a melhora da autoestima, a reabilitação física, psicológica e social, além de favorecer uma alimentação mais saudável e melhor qualidade de vida.
Além do contato com a terra, com o plantio e com a manutenção do jardim, faz parte do projeto: passeios, oficinas de alimentação saudável, feirinha orgânica, doação de alimentos para pacientes e oficinas com foco na expressão dos sentimentos, troca de experiências e acolhimento.