Fonoaudiologia

Na AUPACC este serviço foi inserido devido os pacientes com câncer de cabeça e pescoço não terem encontrado na rede pública atendimento apropriado para sua faixa etária e ainda pela especificidade do atendimento.

O profissional de fonoaudiologia atenderá na Instituição os pacientes que por sequela da neoplasia ou do tratamento realizado tiveram prejuízos em suas cordas vocais e necessitam deste serviço para reaprender a falar e demais sequelas que o câncer possa ter deixado nessa área.

Neste caso o profissional poderá trabalhar em conjunto com cirurgiões oncológicos de cabeça e pescoço e oncologistas clínicos.

Contudo não está limitada a essa atuação, já que o câncer nestes casos, podem provocar alterações não somente na fala, mas na voz, na mastigação e na deglutição, decorrentes da doença ou dos procedimentos e tratamento que recebeu.

O Fonoaudiólogo poderá atuar no pré-operatório com orientações gerais sobre possíveis sequelas e como se dará o processo de reabilitação; no pós operatório em conjunto com o cirurgião; e no processo de reabilitação ambulatorial.