A AUPACC oferece o serviço Socioassistencial para pacientes oncológicos e suporte a seus familiares.
Por meio de um acolhimento e posterior entrevista social junto ao paciente, seu familiar ou cuidador de referência, o profissional constrói junto, o plano de ação a ser realizado a partir da demanda trazida de forma a garantir direitos sociais por vezes desconhecidos pelo paciente, promove orientações, conscientização, encaminhamentos e intervenções para benefícios e serviços públicos ou privados, dos quais os mesmos necessitam e por vezes não sabem como acessar, inclusive os previdenciários e assistenciais.
Também é papel do assistente social direcionar o paciente oncológico e sua família aos demais serviços oferecidos pela Instituição através de um atendimento humanizado e acolhedor.
O Serviço Social na atenção oncológica busca identificar as necessidades do paciente, inclusive no que diz respeito a violação de direitos como a negligência e maus tratos, fazendo as intervenções necessárias junto aos órgãos de direito.
Busca de forma ampla potencializar suas habilidades para promover maior independência (social e econômica em especial) a fim de possibilitar maior bem estar durante seu tratamento, mediando a relação familiar e profissional quando necessário.
Todas as atividades são desenvolvidas numa relação de parceria e no intuito de promover a autonomia e o empoderamento do paciente e/ou familiar, buscando a adesão ao tratamento e sua qualidade de vida, seja durante ou após o tratamento e ainda em casos paliativos.